Textos matemáticos:
produção, interpretação e resolução de problemas

Nesse livro relato uma experiência de 5 anos no campo da Educação Matemática em uma escola de 1º grau, hoje chamada C.O.L.E.G.U.I.U.M. A partir da constatação de que, no ensino fundamental, os alunos apresentam um baixo desempenho na Resolução de Problemas Matemáticos, realizou-se um trabalho de produção e interpretação de textos matemáticos com alunos e professores do ensino fundamental, especialmente nos primeiros anos de escolarização.

Através de um projeto coletivo de ensino, buscou-se construir, na escola, um ambiente no qual o aluno tivesse contato com textos envolvendo a matemática, tais como: curiosidades matemáticas, história da matemática, pensadores e personalidades da matemática, etc, que trouxeram, tanto para professores como para alunos, uma nova maneira de encarar a matemática, seu ensino e sua aprendizagem.

Este trabalho, que alcançou uma interdisciplinaridade, especialmente com a Matemática e o Português, culminou com minha dissertação de mestrado na UNICAMP que posteriormente foi reelaborada para a edição desse livro. Suas duas primeiras edições foram pela Editora Lê, em Belo Horizonte e terceira em diante pela Editora Vozes, Petrópolis.

Maiores informações, faça contato com o autor em [email protected]